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De forma simples e ilustrada com fotos da nossa fábrica, veja como funciona o processo de recapagem de pneus.
1 - LIMPEZA
Na primeira etapa, os pneus passam por um processo de limpeza automatizada, tirando todas as sujeiras acumuladas com o tempo de uso.
2 - INSPEÇÃO INICIAL
Na segunda etapa, é feita uma inspeção de danos no pneu, pois existem alguns pneus que por estarem muito danificados, por medida de segurança e controle de qualidade podem não estar aptos para recapagem.
3 - RASPAGEM
Neste processo é feita a raspagem na banda de rodagem remanescente, com objetivo de deixar a carcaça com as dimensões corretas, para a aplicação da nova banda de rodagem.
4 - ESCAREAÇÃO
A escareação é o processo que consiste em preparar e limpar todas as avarias que atingiram a carcaça, sejam elas no talão, flanco, ombro ou banda de rodagem.
Veja aqui a animação mostrando o processo de recapagem de pneus.
5 - CONSERTO
 Neste processo o objetivo é devolver a resistência original da carcaça na região avariada.
6 - APLICAÇÃO DE COLA
Na aplicação de cola é avaliado todas as etapas anteriores de preparação da carcaça, e aplicada a cola que irá realizar a união dos materiais que serão empregados na reforma da carcaça.
7 - PREENCHIMENTO
Este processo consiste em preencher as avarias escareadas, nivelando-as com a superfície do pneu e repor a borracha para receber a nova banda de rodagem.
8 - PREPARAÇÃO DA BANDA
Nesta etapa é feito o corte da banda na medida de aplicação na carcaça.
9 - APLICAÇÃO DA BANDA
Neste processo é aplicada a banda nova na superfície do pneu, para ser encaminhado para a vulcanização.
10 - ENVELOPAMENTO
O Serviço de envelopamento é um processo de preparo para a vulcanização, este serviço garante a qualidade da vulcanização.
11 - MONTAGEM
Este processo consiste no fechamento total do pneu, para ser encaminhado para a vulcanização, a Recaulem utiliza nesta etapa o sistema mais moderno do mercado, O INLOP, que reduz o tempo de vulcanização preservando a carcaça do pneu.
12 - TESTE DE VAZAMENTO
Este processo consiste em fazer o teste do vácuo para a vulcanização.
13 - VULCANIZAÇÃO
O processo de vulcanização é efetuado para a fixação da banda no pneu, onde o mesmo é submetido a uma temperatura de 350 graus celsius, pelo período de 2 horas.
14 - INSPEÇÃO FINAL
Pronto, agora é só verificar se o processo todo foi feito com destreza e liberar o pneu para mais alguns milhares de kilometros de vida.
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